O que é viver com a Demência?

08-11-2025

TÍTULO DA ACTIVIDADE: O que é viver com a Demência?

● Responsável: Hélia Jorge

● Facilitador: Elsa Mourão

● Local realização: Online

● Data realização: 19 de janeiro de 2026 (segunda-feira)

● Duração: 1,30 h (21:00 h às 22:30 h)

● Número mínimo e máximo de participantes: sem limite

● Preço por participante: 5 euros, a reverter para Ser - Cooperativa de Solidariedade Social

● Descrição da Atividade: 

Temas
Conceito de demência
Tipos de demência
Demência e envelhecimento normal
Sinais de alerta
Desafios para os cuidadores
Cuidado centrado na pessoa que vive com demência

Nota: Nesta primeira atividade será feita uma abordagem geral sobre a demência. Se surgir interesse, poderá ser feita uma outra sessão aprofundando os desafios para os cuidadores e as estratégias possíveis para um melhor cuidado.

O porquê de propor esta atividade:

Existe muita ignorância sobre o que é a demência, as diferentes formas de apresentação, a forma de comunicar, as estratégias para facilitar o cuidado, os recursos existentes, etc.

A demência não é uma fatalidade do envelhecimento, mas a incidência aumenta com o avançar da idade, pelo que, com o aumento da esperança de vida, o número de pessoas que vivem com demência aumenta também muito.

Frequentemente, após o uma consulta de neurologia, ou psiquiatria, a pessoa doente e família são confrontadas com um diagnóstico, uma receita e um veredicto: prepararem-se porque a doença não tem cura e vai evoluir inexoravelmente. Mas, sem estratégias, sem recursos.

Requisitos:  não há

Apresentação biográfica: Elsa Mourão

Tenho 68 anos e sou muito grata pelos vários papéis que desempenho: mulher, mãe, avó, filha, esposa, amiga (a ordem não interessa … todos os papéis são importantes). Gosto muito de estar com os amigos e a família, de passear na natureza, viajar, ouvir música, observar aves, cuidar do jardim, ler um livro à lareira, fazer biodança e, às vezes, não fazer nada. Do ponto de vista profissional, fui médica emergencista durante 25 anos (no INEM e na Urgência Hospitalar). Nos últimos 15 anos trabalhei na área de Cuidados Paliativos em internamento e numa equipa domiciliária, onde cuidámos de muitas pessoas que vivem com demência. Aposentei-me no início de 2024 e mantenho apenas a atividade de formadora, precisamente na área das demências.

Coordeno desde Janeiro 2020 o movimento Amadora Compassiva, faço parte do Coração Amarelo da Amadora e sou voluntária da Associação AMARA e da Associação Portuguesa de Reiki.