Mexa-se e dance: seja uma testemunha dos benefícios

15-04-2021

Mexa-se e dance: seja uma testemunha dos benefícios 

A dança é uma oportunidade de ligar o bem-estar e o convívio social. A atividade da dança traz sem dúvida benefícios para a saúde de pessoas de todas as faixas etárias, pois o corpo e a mente ficam a ganhar quando a dança entra na rotina das nossas vidas.

São diversas as pesquisas científicas que associam as vantagens de movimentar o corpo a um ritmo musical à prevenção de doenças e à melhoria das doenças já instaladas.

Mover o corpo ao som de uma música agradável melhora o sistema cardiovascular, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece a respiração correta e também ajuda nas defesas do organismo. Os efeitos positivos não param por aí.

Estímulo para o cérebro e para a memória

Os movimentos que realizamos com o corpo são um estímulo para o cérebro, até no armazenar das memórias, e ajuda a melhorar o equilíbrio corporal. É benéfico para a memória quando decoramos coreografias ou uma simples sequência de passos ou movimentos; implica já estarmos a trabalhar a nossa memória.

Algumas modalidades, como danças de salão, são indicadas também para melhoria da coordenação motora e para a concentração. Para os mais idosos, a prática é sugerida para melhorar a função cognitiva.

Combate a depressão

Quando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediato o reforço da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isto porque, durante a dança, são libertados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer. Além disso, a socialização ligada a todos os tipos de dança também ajuda a prevenir e a combater a tristeza, o isolamento e a depressão.

Melhora a postura

Postura erguida é praticamente um pré-requisito para muitos estilos de dança e é um estímulo para manter a coluna na posição correta. Com a prática, a coluna cervical e a região lombar são bastante trabalhadas e, como tal, melhoradas. Mas há mais: o cuidado com a postura nas aulas ou ensaios de dança favorece a consciência corporal, a qual pode acompanhar-nos no nosso dia-a-dia.

Tonifica os músculos

Os músculos das costas e das pernas são bastante trabalhados na dança, independente do ritmo escolhido, o que faz com que se fortaleçam e ajude a tonificar o corpo todo.

Favorece a perda de calorias

Predispor o corpo para se movimentar é uma das formas mais indicadas para combater o sedentarismo e preservar a saúde. Assim como outras atividades, a dança é responsável pela perda de calorias. Há variações entre as modalidades e a frequência. Na dança de salão, por exemplo, são eliminadas em média 300 calorias por hora de movimentação. Já a zumba, permite que até mil calorias sejam queimadas em uma hora de aula.

Experimente dançar sozinho ou acompanhado e sinta você mesmo a diferença, as alterações e os benefícios que a dança pode trazer. Para além de ser também uma boa forma de exercício físico, muitas pesquisas têm demonstrado que beneficia o nosso humor, a saúde mental e a saúde física, para além de ser bem divertido!


Cristina Nogueira Ramos


Fontes:

Revista Time: artigos "The Hidden Health Benefits of Dance" e "Why Dancing Is the Best Thing You Can Do For Your Body"

Frontiers, Plataforma científica: https://www.frontiersin.org/journals/aging-neuroscience#