Longe a Vida dá

08-02-2024

D. Afonso Henriques viveu muito para além do que seria a média na sua época. Terá nascido em 1109*, provavelmente num castelo despojado, e morreu em 6 de dezembro de 1185, em Coimbra. Assumindo como certa a data de nascimento, viveu 76 anos. Não consta que se preocupasse com a dieta, nem com a saúde. Foi ferido gravemente quando já teria sessenta anos e ainda viveu pelo menos uma dezena e pouco deles. Não se sabe em que condição ficou, mas terá deixado de cavalgar. Viveu grande parte da sua vida com excesso de peso, de gordura calculo que não: cobriu-se com uma cota de malha de ferro e elmo e empunhou uma espada que na volta, tudo somado, resultaria em tanto ou mais de quanto pesava. Comeu muita proteína animal e deve ter feito grandes jejuns, se os açúcares andaram descontrolados não o pararam. Pelo que consta, e pelo que fez, pouco se sentou e pouco dormiu, e o que dormiu terá sido em sobressalto, mas não se sabe se faleceu de ataque cardíaco. Ataques, sofreu muitos, mas desembainhava a espada e lá vai disto. Ainda mal andava e já tinha responsabilidade de representatividade. E se calhar outras, calcula-se que a meninez era uma passagem. Certo, certo, não teve uma infância como a minha. Certo, confirmado com 900 anos de continuidade, esteve à altura do seu tempo e foi o impulsionador de Portugal.

Winston Churchill nasceu em 1874 e viveu 90 anos, muito para além da média da sua época. Nasceu num palácio. Rico e aristocrático, a rotina da sobrevivência esteve sempre muito facilitada, mesmo quando andou nas lides militares. Foi ferido, mas não terá ficado com sequelas, o acontecimento até lhe deu uma certa projeção pessoal e política. Teve muito a seu favor, destacando-se o humor, e outro tanto a seu desfavor: foi promotor de marcas de whisky e de charutos cubanos, fez parceria com as farmacêuticas no segmento dos antidepressivos, foi um bom garfo e passeou uma rotunda barriguinha. E tal como D. Afonso Henriques foi à luta. Não de espada que já não era época de as figuras principais andarem no terreno, mas de verbo, diplomacia, convicções, determinação e ânimo moral. Certo, certo, não teve uma infância como a minha. Certo, confirmado com o maior período de paz na Europa, esteve à altura de uma época de barbárie e de poderes obscurantistas.

Em 2023 fazem-se cálculos de esperança de vida e de longevidade. Santiago nasceu em 2023 com uma ferida. Certo, certo, não terá uma infância como a minha. A ferida está a ser tratada com bons cuidados médicos, conhecimentos e tecnologia que o ajudam a regular o que não funciona bem, e com a ligação, o afeto, o estímulo de todas as pessoas que o cuidam e o visitam. Cada dia é uma conquista e um legado. Santiago está em luta. Não com uma espada, não com a palavra, mas com determinação e com o que dá: um sorriso cativante e constante, uma índole prazerosa, uma força anímica contagiante, um doce rosto e corpo indefeso adormecidos. Santiago é um caminho que longe a vida me dá.

Longevidade começa com três A: com e por Amor, Agradecimento e Autonomia.

Alexandra Carvalho

Cascais, 30 de janeiro de 2024

* Mattoso, José, 2007, D. Afonso Henriques

Fotografia: "Coração de Santiago", manufatura de Carla Filipe, em madeira de pinho