Golfe na Casa de Saúde do Telhal

11-07-2023
Desenho de Ricardo Oliveira (utente)
Desenho de Ricardo Oliveira (utente)

Quem tem o prazeroso privilégio de poder gozar em boa companhia (ou quiçá sozinho) de um simples soneto de trilhos desde o tee até ao hole, está - sem dúvida - entre os felizes humanos que encontram equilíbrio de espírito nessa (simples) relação com a natureza. Afinal, agarrar esta relaxante fórmula de deixarmos que o mundo, por umas breves horas, se pinte de shots, fairways, roughs e greens é também fruto da nossa vontade. Há que querer tomar-lhe as rédeas e se assim for, estaremos também a cuidar do corpo, do espírito e da nossa saúde mental.
Foi a partir desta feliz ideia de encontrar tranquilidade no golfe que, em 2017, tivemos a iniciativa de formar a Equipa de Golfe S. João de Deus. Desde a primeira hora que a Fundação S. João de Deus (FSJD) como entidade promotora e a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) quiseram com esta iniciativa apoiar a integração de pessoas com doença mental na prática regular da modalidade de golfe desde os primeiros passos formativos até à obtenção (e uso de pleno direito) de credenciação oficial.
Atualmente existem duas 2 equipas, em Lisboa e no Funchal. Cada equipa é constituída por oito pessoas com doença mental não incapacitante, residentes nas Casas de Saúde da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e, em Lisboa.

Sem o apoio de três amigos voluntários, que abraçaram este projecto (Eduardo Horta, Aníbal Graça e Martinho Fernandes) tal como fizeram Edgar Rodrigues e Carlos Sidónio na Madeira nada disto seria possível. São todos eles, praticantes da modalidade, o verdadeiro coração abnegado desta iniciativa que põem a bater, todas as semanas, a esperança destes jovens em assumirem o seu lugar numa sociedade que olha a pessoa com doença mental com precaução e, ainda às vezes, com medo. Tal como as restantes iniciativas que a FSJD promove e apoia para a reintegração social, profissional e recreativa de pessoas com doença mental, a Equipa de Golfe S. João de Deus é uma outra forma de permitir que o tema da Saúde Mental questione quem com ela se cruza. E melhor do que um longo discurso sobre saúde mental é conhecê-los às quartas de manhã e aproveitar da companhia de cada um deles, no campo, no driving range ou no putting green. (Também convidamos o leitor a encontrar-se com as restantes iniciativas e causas em www.fsjd.pt).

Melhor que o discurso é o testemunho de todos os amigos da Casa de Saúde do Telhal: É uma grande experiência. É maravilhoso estarmos no Campo e dá-nos um alívio podermos respirar ar puro. Ficamos contentes por ter entrado na nossa vida esta oportunidade. Adoramos o Golfe.
Para além do trabalho dos voluntários, o treino das equipas só é possível graças ao apoio dado, através da cedência do espaço e material, pela Federação Portuguesa de Golfe (CNFG do Jamor) e Clube de Golfe do Palheiro (Funchal) e ainda pelo contributo de muitos Praticantes de Golfe que vão doando o seu material de golfe já usado, mas que ainda se encontra em condições de utilização por estes novos Praticantes.

A prática de golfe no contexto da promoção da saúde mental tornou-se no mote que junta em parceria não só as instituições acima referidas, mas também usufrui do apoio da Federação Portuguesa de Golfe e de alguns patrocinadores que não deixam de querer marcar presença no apoio a esta causa. Contamos consigo. Até um próximo Draw!

Um artigo do meu amigo Aníbal Graça que achei interessante partilhar. (Paulo Correia, maio 2023).