Ensinar e Aprender, um ciclo contínuo

12-06-2023

Já tendo passado por várias transições na minha vida, umas muito felizes, outras dolorosas, outras neutras, a transição para a reforma foi um grande sentimento de liberdade. Estava ansiosa para aproveitar o meu tempo livre e desfrutar de um merecido descanso, mas também sabia que seria importante e salutar manter a minha mente ativa, envolvendo-me em atividades significativas para mim e que, além disso, me preenchessem.

Surgiu, então a oportunidade de ser professora na Universidade Sénior Vila Franca de Xira e, mais tarde, da Rutis Online, e, deste modo, fazer parte de um ambiente de aprendizado estimulante e desafiador.

As minhas aulas são de Desenvolvimento Pessoal e Coaching, uma matéria que já leccionava e, por isso, não tive dificuldades.

A experiência como professora na Universidade Sénior proporcionou-me, em primeira instância, um sentido de gratificação pessoal. Foi uma oportunidade de transmitir e compartilhar o meu conhecimento e experiência, acumulados ao longo dos anos, mas também a oportunidade de estar em constante aprendizado e crescimento, de conhecer pessoas inspiradoras e de estabelecer conexões significativas.

Ao compartilhar o espaço da sala de aula, tenho tido a possibilidade de me envolver em discussões enriquecedoras, colaborar e incentivar os alunos para projetos criativos conjuntos. Estas interações têm alimentado minha criatividade e incentivado a procurar outras áreas de atividade e de formação e outras formas de contribuir para a comunidade.

No âmbito do Desenvolvimento Pessoal criei sessões lúdicas para promover e demonstrar a criatividade dos alunos nas artes, música, pintura, lavores, dança, canto...

Os alunos da Universidade Sénior com as suas questões, pontos de vista e experiências pessoais, têm-me desafiado a expandir minha compreensão e a explorar novas áreas de atuação. A cada aula, o processo de ensinar e aprender é verdadeiramente um ciclo contínuo e muito enriquecedor.

Fico com um propósito renovado e uma motivação constante para continuar a crescer e desenvolver-me tanto no plano intelectual como no emocional, na interação com alunos e professores. Essa troca contínua de conhecimento, sentimentos e experiências tem-me enriquecido de maneiras que eu nunca poderia imaginar, pois permite-me continuar a crescer pessoal e profissionalmente, mantendo-me atualizada em outras áreas do meu interesse.

Em suma, ser professora na Universidade Sénior tem sido uma jornada transformadora e de crescimento em que sinto fazer a diferença na universidade e na vida de muitas pessoas, com profunda experiência da união com os alunos, sentindo a importância do propósito deles, bem como do meu próprio.

Foi como que sair do estado egocêntrico, estado interno de sentir a vida, em que se desfruta a vida sozinho, sem ser dividida com os demais, para um estado de dar, comunicar, elevar-me acima do pequeno ego e estar em união com os outros, transformando-me numa pessoa diferente, embora permanecendo, em essência, a mesma.

A transição neste crescimento pessoal tem sido contínua. 

Nota: a foto mostra algumas sessões de atividades promovidas para além das aulas.

Inês Melo, 2023/05/06