Desafio da Escrita
RECOMEÇOS

RECOMEÇAR
Há momentos na vida em que tudo parece suspenso — como se o tempo parasse só para nos perguntar: e agora?
Um recomeço nem sempre é um grande acontecimento.
Às vezes é apenas um respirar fundo, uma pequena coragem, a decisão silenciosa de seguir em frente de outra maneira.
Recomeçar é voltar ao que deixámos para trás, mas com olhos novos.
É escolher um rumo diferente, mesmo quando o caminho ainda é incerto.
É aceitar que crescemos e que há um lugar dentro de nós que pede renovação.
Muitos recomeços surgem de imprevistos — outros são escolhas conscientes.
Uns transformam-nos de forma discreta, outros mudam-nos profundamente.
No fundo, recomeçar não é voltar ao início.
É caminhar outra vez — mas desta vez, com a sabedoria do caminho já vivido.
Maria Irene Baptista
Novembro/2025

RECOMEÇAR
Nada é mais difícil e por isso mais precioso do que ser capaz de decidir e "Recomeçar"
É mesmo verdade e nos últimos anos, a minha vida tem sido isso mesmo.
E quando somos postos à prova e somos capazes de decidir os nossos próximos passos, é mesmo muito difícil, mas de uma preciosidade inigualável. José Régio escreveu o lindo Poema "Sei que Não vou por aí". É essa a minha convicta afirmação. Irei por onde o meu coração e os meus passos me guiem, mas não vou por onde me querem obrigar ir.
Tinha chegado março de 2022. Desde o início do ano, sabia que teria de mudar de casa e sentia a pressão constante de meus filhos para iniciar essa mudança. Um oferecia-me casa na margem sul, mas tinha que ser rapidamente feita essa mudança, outro oferecia-me a sua própria casa, na zona em que estou habituada a viver.
Mas para mim nem uma nem outra solução, eram viáveis. E aquela pressão constante de "Tens que resolver rapidamente, tens que resolver rapidamente..." não surtia em mim o efeito que eles desejavam.
Ficavam nervosos com a minha calma e com a convicção de que no momento certo, tudo se resolveria e foi o que aconteceu. Hoje tenho o privilégio de já não ter que os ouvir pois que mais tarde, acharam que a minha resolução tinha sido a mais acertada.
Foi sem dúvida uma das etapas da minha vida, em que houve uma necessidade absoluta de arriscar e de recomeçar de forma inesperada, mas tudo melhorou na minha vida.
Teresa Pedrosa
Novembro/2025

RECOMEÇO
Recomeço
a porta para a liberdade, para o caminho desimpedido, aberto e pleno de
inúmeras possibilidades.
É nascer de novo, tomar consciência do que se perdeu e do que se ganhou.
Confiar no mistério, no que a vida, ainda, tem para oferecer.
Abrir os olhos, quebrar as ilusões, as correntes e assumir a verdade da
realidade.
Seguir em frente mesmo no meio de confusão e de tristeza.
Confiar. Recomeçar um novo dia, uma nova maneira de estar.
Dar uma revisão nos sentimentos e padrões de emoções.
Recomeçar uma nova temporada de vida, sem prisões e sem amarras, livre de
apegos.
Regressar ao estado natural de ser, com espanto perante a vida, perante cada
nova circunstancia que se apresenta, decorrente das escolhas feitas.
Recomeçar com mais consciência e alinhamento de todo o ser.
Com um misto de tristeza mas, ao mesmo tempo, de liberdade, aventura e
curiosidade para a expressão do Universo.
Sente-se a dor de algo que porventura já deveria ter ido embora, mas decide-se
parar de insistir, em dançar uma música que já terminou há muito tempo.
Não se pode ter paz quando não se solta o que já pesa demais.
A natureza não nos abandona. Nós é
que resistimos.
Aceitar o que é, e parar de insistir no que deveria ser. Não querer congelar o
que é fluído e controlar o que é indomável. Quando finalmente soltamos, a vida
encontra espaço para nos mostrar o que vem depois, o recomeço.
Inês Melo
Dezembro/2025

RECOMEÇOS
Recomeços!
Janelas que se abrem para um novo dia onde um novo presente se inicia;
Onde quem fomos ficou no passado e o nosso pensamento parece transformado e aberto ao Novo que está a chegar e que com fé em nós e na Vida queremos agarrar!
Recomeços!
Caminhos que seguem por novos percursos e em novos meandros vão entrecruzando experiências vividas que reinterpretadas e em nós integradas, nos fazem seguir com passos diferentes e o nosso rio com novas correntes nos faz fluir seguindo percursos que mesmo que sejam mais acidentados, aceitamos seguir tentando crer que no seu correr nos irão levar a bonitos prados!
Recomeços!
Estrelas que brilham com um brilho tal que nos encandeiam e prendem o olhar e assim focados deixamos para trás os dias passados e acreditamos que: Agora sim… nada vai correr mal!
Recomeços!
Energias renovadas que quase sempre aos sonhos foram resgatadas e neles alicerçadas, nos dão o impulso para enfrentar com garra e confiança o novo futuro que, acreditamos nós, nos trará finalmente a grande mudança!
Recomeços!
Pontos de partida para seguirmos ao encontro do que desejamos para a nossa Vida!
Leonor
Alvito
Dezembro 2025

RECOMEÇOS
Aos cinquenta e muitos anos iniciámos uma nova fase profissional, em que ia ser possível pôr em prática a formação recentemente feita. Estávamos a recomeçar, e estávamos entusiasmadíssimos com este novo projeto de trabalho.
Mas, de repente, tudo abanou.
Afinal aquele não era o local proposto, imaginado e aceite.
Subitamente o sonho tornou-se pesadelo. Foi preciso parar, tentar perceber e decidir o que fazer. A saída foi dolorosa pelo contexto e o "luto do processo" e o "processo de luto", foram sendo feitos.
Não ficou zanga nem amargura. Não tivemos medo. Aceitámos e perdoámos.
Pensámos, então e agora? E veio o ano sabático do qual um novo projeto emergiu passado menos de um ano.
Nos nove anos seguintes um novo sonho feito realidade foi crescendo. Um recomeço cheio de energia e entusiasmo.
Olhando para trás, fica uma enorme gratidão pelo local que não nos acolheu, pelo desafio doloroso que nos foi colocado, mas que afinal abriu portas para algo maior e melhor para os nossos doentes e famílias.
Começar de novo, valeu a pena.
Elsa Mourão
Dezembro 2025

RECOMEÇOS
Um recomeço é sempre uma oportunidade de ser melhor, resultado de aprendizagem, de crescimento, de reflexão sobre o que realmente somos e queremos ou não nas nossas vidas, não é uma estaca zero, um voltar ao início, mas sim mais um ponto de partida algures no percurso de uma longa caminhada. Há quem diga e ouvi esse dito muitas vezes, que a vida se faz em blocos de sete anos, ou seriam apenas os relacionamentos!? Seja como for a minha tem sido feita em blocos de mais ou menos quinze anos, para arredondar as contas. Claro que do nascimento aos 15 anos houve marcos importantes, mas diria que o primeiro recomeço se deu aí, talvez resultado de uma entrada tardia na adolescência, até porque nessa altura acontecia tudo mais devagar. Então foi aí que se deram coisas importantes de que me recordo, os primeiros interesses amorosos mais consequentes, saída do colégio de sempre para uma escola pública, mas o que marcou mesmo o meu dia do 15º aniversário foi a hospitalização dos meus avós maternos, que me criaram, ambos bastante doentes, o que mudou a minha perspetiva da vida, pois percebi que não iam cá estar sempre, e nessa altura deu-se um recomeço na minha vida, naquele dia passado em hospitais.
Depois seguiu-se o curso da vida, entre perdas e conquistas, estudos e casamento pouco depois de terminar o curso e começado a trabalhar, entre os 27 e os 30 anos fui mãe das minhas duas filhas, portanto sensivelmente em quinze anos deu-se o segundo recomeço, uma etapa em estado de graça, ser mãe foi e é das experiências mais maravilhosas que vivi, atrevo-me a dizer que foi o verdadeiro (re)começo da vida adulta.
Contas feitas, como disse, arredondadas, aos 40 terminou um casamento de quinze anos e aí recomecei uma vida muito diferente, sozinha com as minhas filhas, noutra casa, responsabilidades acrescidas, e neste recomeço alguma tranquilidade, mas menos paz do que esperava, talvez das fases de maior aprendizagem e crescimento.
Depois de um intervalo de dois anos, recomecei mais uma etapa de quinze anos, de outro relacionamento, que terminado me deixa finalmente em paz, essa só atingida quando deixamos a bagagem que não queremos levar.
Mas a paz absoluta virá durante este recomeço, agora iniciado, em que sei o que quero e não quero fazer ou ser, dar continuidade e tempo de qualidade à família, às amizades, e às minhas atividades e interesses, o teatro, a leitura, a escrita, o coro, as caminhadas, o mar, desenhar e pintar, estar em contacto com a natureza, meditar, o que acontecerá com a reforma para que estou a transitarrrrrrr, espero que não demore quinze anos ;-)
Assim se vê que a nossa vida é feita de muitos recomeços, sejam eles um novo caminho, uma nova tentativa, uma mudança interior, todos são uma oportunidade de nos desenvolvermos pessoalmente, de nos conhecermos, descobrirmos e evoluirmos.
Luísa
Pires
Dezembro
2025
