Criatividade para mim

23-07-2025

Criatividade: palavra tipo pulga, que salta para cá, salta para lá, e a cada salto vão surgindo novas ideias, desejos de produzir algo — quer seja através da minha agulha de croché, quer seja ao escrever as minhas memórias, ou até mesmo ao partilhar com as colegas no zentangle.

A criatividade, para mim, é a extensão da arte. É a realização de ideias, de desejos — é a forma mais pura de expressão. Seria algo como: Sinto, logo crio, pois existo.

Através da criatividade — ou, como chamamos aqui na Dinamarca, KREA — surge uma forma de terapia ocupacional que tive a oportunidade de utilizar com crianças e idosos, e que foi muito bem aceite.

Já com adultos, digo por experiência própria que, ao ter a possibilidade de exercer livremente e em plenitude a minha criatividade, isso tem-me ajudado bastante a encontrar a minha paz interior.

Num mundo tão irrequieto como o atual, ter algo que nos dê uma sensação de realização através do ato de criar é, por si só, uma grande diferença. Ser inovador, criar, sonhar, desejar — e poder realizar tudo isso através da arte — seja em papel, com agulhas de croché ou tricô, com uma máquina de costura, uma agulha de bordar ou, simplesmente, colocando os dedos a teclar num computador: essa é a magia simples da conexão entre o pensar e o agir com as mãos.

Sendo assim, mãos à obra — vamos ser criativos!

Simone Souza
Julho de 2025