Como Decidir por um Carro Elétrico ou Não …

11-05-2023

Assim como muitas invenções ao longo da história, o primeiro carro eléctrico não tem um criador muito claro, contudo algumas pessoas ganharam um lugar de destaque na história.

A figura mais notável é o inventor e engenheiro Húngaro Ányos István Jedlik quem criou o coração de todas as máquinas eléctricas, o primeiro motor eléctrico do mundo em 1827 e posteriormente desenvolveu um modelo de um pequeno carro movido a partir da nova invenção.

Muitos modelos foram desenvolvidos posteriormente, porém a limitação da bateria (que não era recarregável) tornava os carros eléctricos desenvolvidos impraticáveis. Essa limitação foi contornada em 1881 por inventores franceses (Gaston Planté e Camille Faure), o que permitiu em 1881 que Gustave Trouvé apresentasse ao mundo, na Exposição Internacional de Electricidade de Paris, o primeiro carro eléctrico em escala utilizável, um triciclo impulsionado por um motor eléctrico.

Alguns anos mais tarde, em 1888, foi apresentada ao mundo a carruagem eléctrica Flocken Elektrowagen, desenvolvida pelo empreendedor alemão Andreas Flocken, considerada por muitos como sendo verdadeiramente o primeiro carro eléctrico.

Este pequeno e simples artigo foi escrito a pensar naqueles que estão indecisos sobre a aquisição da sua nova viatura, dando assim, uma ajuda à tomada de decisão sem ter em consideração os absurdos objectivos de política europeia que obviamente não serão para levar a sério, uma vez que os construtores vão encontrar soluções tecnológicas que permitirão manter os motores de combustão interna, no limite, com a utilização dos combustíveis sintéticos que já estão em evolução muito promissora.

Existem basicamente cinco tipos de veículos automóveis quanto à sua motorização:

Veículos com motores de combustão interna

Os veículos térmicos são aqueles que possuem um motor de combustão interna, que transforma a energia química do combustível em energia mecânica para movimentar o veículo. Podem ser alimentados a gasolina, gasóleo, etanol, gás natural ou outros tipos de combustíveis. São os veículos mais comuns.

Vantagens dos veículos com motores de combustão interna

· Maior autonomia: os veículos movidos a combustão interna têm muito maior autonomia do que os veículos eléctricos ou híbridos, o que significa que podem percorrer maiores distâncias antes de precisar serem abastecidos ou recarregados;

· Menor tempo de abastecimento: o abastecimento de combustível é quase instantâneo, leva alguns minutos, contrariamente aos veículos eléctricos cujo abastecimento (recarga da bateria) pode durar mais de 2 horas;

· Rede de abastecimento estabelecida: a infra-estrutura para abastecimento de combustíveis fósseis já está estabelecida em praticamente todo o mundo, o que torna mais fácil encontrar um posto de gasolina, diesel ou gás natural;

· Menor custo da viatura: em geral, os veículos movidos a combustão interna têm um custo muito menor do que os veículos eléctricos ou híbridos.

Inconvenientes dos veículos movidos a combustão interna

Poluição: os veículos movidos a combustão interna emitem alguns poluentes atmosféricos que contribuem para a poluição do ar e dióxido de carbono[1] (CO2).

[1] De realçar que o CO2 não é um poluente, mas sim um gás que é fundamental para a existência de vida na Terra, pois é um componente-chave do ciclo do carbono e é utilizado pelas plantas para realizar a fotossíntese e produzir oxigénio. No entanto, em altas concentrações, o CO2 pode contribuir para o efeito estufa.

Veículos eléctricos com bateria (BEVs)

Os BEVs são totalmente alimentados a partir de baterias de lítio, recarregáveis, e possuem um motor eléctrico que converte a energia armazenada nas baterias em energia mecânica para movimentar o veículo. Estes não têm motor a combustão interna e são 100% eléctricos.

Vantagens dos Veículos eléctricos com bateria (BEVs)

  • Zero emissões locais: os BEVs não emitem poluentes atmosféricos durante a sua utilização;
  • Custo operacional, eventualmente, mais baixo: os BEVs são mais eficientes em termos de energia útil do que os veículos a gasolina ou diesel, podendo resultar em custos de operação mais baixos, dependendo do tarifário usado. Esta vantagem só é conseguida se os carregamentos forem feitos em casa e num regímen bi-horário. Os carregamentos com cargas rápidas, nos postos públicos, são exageradamente caros e não contribuem para esta eventual vantagem;
  • Condução silenciosa: o motor eléctrico dos BEVs é silencioso em comparação com um motor a combustão interna, tornando a condução mais agradável, para alguns condutores;
  • Menos manutenção: os BEVs têm menos necessidade de manutenção.

Desvantagens dos Veículos eléctricos com bateria (BEVs)

  • Autonomia limitada: a autonomia dos BEVs ainda é limitada em comparação com os veículos a gasolina ou diesel. Estes não são adequados a percursos de longas distâncias;
  • Tempo de recarga da bateria: o tempo necessário para recarregar a bateria de um BEV pode ser significativamente elevado. De realçar que a utilização de cargas rápidas contribui para a degradação mais rápida das baterias;
  • Infra-estruturas de carregamento: as infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos ainda é limitada em muitas áreas, o que pode tornar o carregamento em viagens mais difícil;
  • Custo inicial: os BEVs ainda são bastante mais caros do que os veículos a gasolina ou diesel;
  • Custo muito elevado das baterias: Quando for necessário substituir a bateria de lítio do veículo (que pode ocorrer a cada 6 anos ou cerca de 120 000km) o custo desta intervenção é superior ao valor da viatura nesse momento.

Veículos eléctricos híbridos (HEVs):

Os HEVs combinam um motor eléctrico com um motor a combustão interna. Estes são alimentados por um combustível e por energia eléctrica armazenada em baterias de lítio, recarregáveis, e podem funcionar em modos eléctrico e a combustão.

Vantagens dos Veículos eléctricos híbridos (HEVs)

  • Eventual maior eficiência "de combustível": os HEVs podem ser mais eficientes em termos de combustível do que os veículos a gasolina ou diesel, se tiverem uma utilização moderada em ciclo urbano e se a condução for cuidada e inteligente. Caso contrário apresentam-se menos eficientes e com consumos específicos de combustível muito superiores. Lembremo-nos que transportam mais cerca de 300 a 800 kg (em baterias) que contribuem para um excesso significativo no consumo de combustível, quando as baterias deixam de ter carga para o modo eléctrico;
  • Menores emissões: os HEVs emitem menos gases de escape do que os veículos a gasolina ou diesel, se utilizados em ciclo urbano e de forma inteligente. Caso contrário a sua utilização contribuirá com maiores quantidades de emissões que os veículos exclusivamente de combustão interna;
  • Melhor autonomia: a combinação de um motor eléctrico e um motor a combustão interna dá aos HEVs uma autonomia maior do que os BEVs.

Desvantagens dos Veículos eléctricos híbridos (HEVs)

  • Menor eficiência eléctrica: os HEVs são menos eficientes em termos de energia eléctrica do que os BEVs, já que ainda dependem de um motor a combustão interna;
  • Custo inicial mais elevado: os HEVs geralmente têm um preço mais elevado do que os veículos a gasolina ou gasóleo;
  • Utilização limitada: para se obterem os benefícios anunciados de eficiência energética e ambiental estes veículos devem ser utilizados em ciclo urbano e operados de forma inteligente e com uma condução adequada: velocidades muito moderadas; eliminação de acelerações elevadas; percursos planos; etc. …;
  • Custo muito elevado das baterias: Quando for necessário substituir a bateria de lítio do veículo (que pode ocorrer a cada 6 anos ou cerca de 120 000km) o custo desta intervenção é superior ao valor da viatura nesse momento.

Veículos eléctricos híbridos plug-in (PHEVs):

Os PHEVs também combinam um motor eléctrico com um motor a combustão interna, mas possuem uma bateria maior do que os HEVs e podem ser ligados a uma fonte de energia externa para recarregar as baterias. Estes veículos podem funcionar em modos eléctrico e a combustão e geralmente têm uma autonomia eléctrica maior do que os HEVs.

Vantagens dos Veículos eléctricos híbridos plug-in (PHEVs)

  • Maior eficiência eléctrica que os HEVs: os PHEVs podem ser conduzidos por distâncias mais longas no modo totalmente eléctrico do que os HEVs;
  • Eventual maior eficiência "de combustível": os PHEVs podem ser mais eficientes em termos de combustível do que os veículos a gasolina ou diesel, se tiverem uma utilização moderada em ciclo urbano e se a condução for cuidada e inteligente. Caso contrário apresentam-se menos eficientes e com consumos específicos de combustível muito superiores. Lembremo-nos que transportam mais cerca de 300 a 800 kg (em baterias) que contribuem para um excesso significativo no consumo de combustível, quando as baterias deixam de ter carga para o modo eléctrico;
  • Custo operacional, eventualmente, mais baixo: os PHEVs são mais eficientes em termos de energia útil do que os veículos a gasolina ou diesel, podendo resultar em custos de operação mais baixos, dependendo do tarifário usado. Esta vantagem só é conseguida se os carregamentos forem feitos em casa e num regímen bi-horário. Os carregamentos com cargas rápidas, nos postos públicos, são exageradamente caros e não contribuem para esta eventual vantagem. Estas vantagens só se retiram se tiverem uma utilização moderada em ciclo urbano e se a condução for cuidada e inteligente.

Desvantagens dos Veículos eléctricos híbridos plug-in (PHEVs)

  • Custo mais elevado: os PHEVs são geralmente mais caros do que os veículos movidos apenas a gasolina ou diesel, devido às baterias adicionais e ao motor eléctrico;
  • Peso adicional: as baterias adicionais dos PHEVs aumentam seu peso, o que pode afectar o desempenho do veículo;
  • Autonomia limitada no modo totalmente eléctrico: a autonomia do modo totalmente eléctrico dos PHEVs é limitada e pode ser insuficiente para percurso longos e mais exigentes;
  • Utilização limitada: para se obterem os benefícios anunciados de eficiência energética e ambiental estes veículos devem ser utilizados em ciclo urbano e operados de forma inteligente e com uma condução adequada: velocidades muito moderadas; eliminação de acelerações elevadas; percursos planos; etc. …;
  • Custo muito elevado das baterias: Quando for necessário substituir a bateria de lítio do veículo (que pode ocorrer a cada 6 anos ou cerca de 120 000km) o custo desta intervenção é superior ao valor da viatura nesse momento.

Veículos eléctricos a hidrogénio (FCEVs):

Os FCEVs (Fuel Cell Electric Vehicles) são um tipo de veículo eléctrico com motorização diferente dos BEVs, HEVs e PHEVs. Estes utilizam células de combustível, que convertem hidrogénio em electricidade para alimentar o motor eléctrico do veículo. O hidrogénio é armazenado em tanques especiais no veículo e, quando reage com o oxigénio, gera electricidade, água e calor como subprodutos.

Vantagens dos Veículos eléctricos a hidrogénio (FCEVs)

  • Baixas emissões de poluentes: Os FCEVs emitem apenas vapor de água e alguns resíduos de oxigénio, tornando-os muito limpos em termos de emissões de poluentes e de CO2;
  • Autonomia elevada: Os FCEVs têm uma autonomia maior do que os veículos eléctricos de bateria (BEVs). Além disso, o tempo de reabastecimento é semelhante ao de um veículo movido a gasolina, ou seja, muito rápido;
  • Maior eficiência energética: Os FCEVs têm uma eficiência energética maior do que os veículos movidos apenas a gasolina ou diesel, pois convertem a energia química do hidrogénio em electricidade com uma eficiência muito alta.

Desvantagens dos Veículos eléctricos a hidrogénio (FCEVs)

  • Infra-estrutura limitada: Atualmente, a infra-estrutura de abastecimento de hidrogénio é limitada ou quase inexistente, o que torna difícil para os proprietários de FCEVs encontrar postos de abastecimento próximos o suficiente para garantir a autonomia necessária para viagens mais longas;
  • Custo elevado: Os FCEVs ainda são relativamente caros devido à tecnologia avançada envolvida na produção de células de combustível e tanques de hidrogénio. Além disso, a baixa produção actual resulta em preços mais altos para o consumidor final;
  • Produção de hidrogénio: A produção de hidrogénio a partir de combustíveis fósseis ainda é a forma mais comum e económica de produção de hidrogénio, o que pode anular as vantagens em termos de emissões de poluentes dos FCEVs. O uso de fontes renováveis de energia é desejável, mas mais caro;
  • Segurança: O hidrogénio é altamente inflamável e, portanto, é necessário garantir a segurança na produção, armazenamento, transporte e abastecimento dos FCEVs.

Face ao exposto não fica fácil tomar uma decisão, contudo em minha opinião a conclusão é a seguinte:

  • Se as necessidades de mobilidade são, basicamente, em ciclo urbano e em percursos curtos, então deve optar por uma viatura 100% eléctrica (BEV) se pretender aderir à moda do eléctrico.
  • Se as necessidades de mobilidade são, basicamente, em ciclo de estrada e em percursos longos, então deve optar por uma viatura com motor de combustão interna, seja a gasóleo ou gasolina. Lembro que os motores de compressão (vulgo diesel) são mais eficientes que os motores de explosão (vulgo a gasolina).

Cascais, 1 de Maio de 2023

João de Jesus Ferreira

O autor escreve, por opção pessoal, de acordo com a antiga ortografia.