Colette Maze, pianista francesa, com 107 anos, toca diariamente piano 

06-07-2021

Mais uma história verdadeiramente apaixonante e inspiradora de como as artes e a música podem ajudar no processo de um envelhecimento positivo e de uma longevidade saudável.

O artigo que aqui reproduzimos é sobre a pianista francesa Colette Maze que, com os seus 107 anos de idade acabados de fazer, toca ativamente um dos seus vários pianos em Paris, onde vive. O som do seu tocar exala uma grande ternura, e sentada ao piano os seus dedos ágeis parece que "mal" tocam as teclas, enquanto ela balança ao som dos seus compositores preferidos de música clássica: Schumann, Debussy e Chopin. Maze atribui ao yoga e à ginástica de dedos, que diariamente pratica, o mérito de a manter ágil.

Para Maze, a música e o piano são o seu alimento: para o seu espírito e para o seu coração. A sua criatividade e imaginação são alimentadas ao tocar os seus pianos, quando os seus dedos sentem as teclas. Quer continuar a seguir a sua paixão de tocar piano, e nós queremos continuar a segui-la e, quem sabe, tentar imitá-la na atitude positiva e curiosa que sempre teve na sua longa e bonita vida.

Cristina Nogueira Ramos


(Artigo traduzido e adaptado da uDiscoverMusic.com)

VEJA COLETTE MAZE COM 107 ANOS DE IDADE A TOCAR PIANO

A pianista francesa Colette Maze toca piano há mais de um século e é uma das mais antigas pianistas do mundo. Celebrou recentemente o seu 107º aniversário e ainda pratica durante quatro horas, todos os dias.

Colette Maze nasceu em Paris a 16 de Junho de 1914 e toca piano desde os cinco anos de idade. Adora tocar piano e não consegue imaginar a vida sem este instrumento. "Tocar o piano tem uma qualidade física", disse ela. "Está a tocá-lo, acariciando-o. Faz diferença se está a martelar as teclas ou a pressioná-las suavemente com a ponta dos dedos."

Enquanto criança, a música ajudou-a a fugir da sua rigorosa educação e a entrar no seu próprio mundo. "A minha mãe era uma mulher muito severa, de coração frio, que não gostava muito de crianças", explicou ela. "Tocar piano oferecia-me sempre algum conforto."

Colette Maze estudou na École Normale de Musique, em Paris, com Alfred Cortot e Nadia Boulanger, e mais tarde trabalhou como professora de música.

(...)

Lançou o seu primeiro álbum, com a ajuda do seu filho, quando tinha 84 anos. Recentemente, e já com 106 anos, foi editado o sexto álbum de estúdio, dedicado ao seu compositor preferido, Debussy.

O seu filho, Fabrice Maze, disse: "A minha mãe passou por muitos momentos difíceis na sua vida - como muitos outros. Mas uma vez sentada ao piano, ela perde-se no mundo da música. Isso dá-lhe energia positiva, força e motivação."

Como afirma Colette, "A vida tem tudo a ver com permanecer apaixonada e curiosa".

Apesar da sua idade, Colette Maze ainda está muito ativa e não tem problemas de saúde importantes. Para além do seu piano, há três outras coisas sem as quais não pode passar: queijo, como todos os franceses, chocolate, e também gosta de um copo de vinho.

A pianista Colette Maze acredita que permanecer jovem não é uma questão de idade e que ser apaixonada é a chave para permanecer jovem no coração. "A vida tem tudo a ver com permanecer apaixonada e curiosa", explicou ela. "Não se pode deixar isso escapar."

Fontes: Tradução livre e adaptada do artigo publicado a 29 de Junho de 2021 na plataforma eletrónica sobre música, a uDiscoverMusic.com, gerida pela Universal Music Group, a maior editora discográfica do mundo e lar dos maiores artistas da história. O artigo tem o título original de "Watch 107-Year-Old Colette Maze Playing Piano", escrito por Sharon Kelly.