Caminhada pelo Parque dos Poetas

24-01-2026

● Responsável: Leonor Rocha

Prestador/ Animador: Rodrigo Nascimento/Go Trekking Portugal

Local realização: Parque dos Poetas em Oeiras

Data realização: 24/01/2026

Duração: 4 a 5 horas – início às 10:00. No ponto de encontro às 9h45: Entrada Norte do Parque dos Poetas, junto à escultura "Reunião com Poetas" - Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras - antes do parque de estacionamento do Holmes Place e do Restaurante Dim Sum. Coordenadas GPS: 38°42'12.3"N 9°18'11.0"W

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo de 10 e Máximo de 20 participantes

Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking, no início da caminhada

Objetivo geral: Conhecer este fantástico Parque do Concelho de Oeiras, dedicado à Cultura Portuguesa, mais concretamente à Poesia, à Arte Escultórica e à Arquitetura Paisagística.

Este Parque Urbano é uma grande mancha verde que se estende quase deste o Centro Comercial "Oeiras Parque" até à linha do caminho de ferro, já muito perto da Avenida Marginal.

Harmoniosamente distribuídos pelos seus 22,5 hectares, estão representados 60 dos mais importantes Poetas Portugueses e da Lusofonia.

Cada um tem dedicado a si, e em exclusivo, um pequeno jardim em forma de folha de árvore, com diversos elementos arquitetónicos e escultóricos, sempre no meio de arranjos de jardim e de grandes árvores.

A forma em folha é uma constante em todo o Parque, é perfeitamente percetível nestes pequenos jardins, mas também no próprio piso, destacando alguns poemas escritos nas lajes da calçada, mas também servem de padrão decorativo ao lago que se encontra no final do parque.

Este projeto foi inaugurado em 3 diferentes fases: 2003 (Fase 1), 2013 (Fase 2) e 2015 (Fase 3).

Este parque tem ainda a curiosidade de cada fase ter um espaço próprio, sendo ligada à seguinte por pontes pedonais que evitam o cruzamento de duas ruas que o atravessam.

Este espaço dedicado a atividades de lazer, ambientais, culturais e até desportivas, tem ainda interessantes infraestruturas, como o Templo da Poesia, dois grandes Anfiteatros a céu aberto, a Ilha dos Amores, dedicada a Camões, as Fontes Cibernéticas e ainda um pequeno labirinto, com um curioso miradouro com uma vista espetacular sobre a foz do Tejo e o Farol do Bugio.

Objetivo específico: Caminhada de cerca de 8 Km, com grau de dificuldade 1 - Fácil e com um desnível de cerca de 60 m.

Nota: A classificação de 1 - Fácil, resulta essencialmente de ser um percurso com muito pouco desnível. Há, no entanto, duas escadarias que teremos de descer. No regresso, não teremos de subir esses degraus. O piso é sempre bom, podendo ser, em alguns locais, um pouco escorregadio se estiver molhado. Convém, no entanto, estar preparado para caminhar cerca de 8 km, em ritmo lento, porque há muita coisa para ver e fotografar.

Descrição da Atividade: Vamos começar esta caminhada no ponto mais a Norte do parque, onde começou a Fase 1. Enquanto esperamos por todos, junto ao portão Norte, poderemos logo começar a apreciar uma das mais interessantes esculturas de todo este conjunto, a "Reunião com Poetas".

Daqui iremos explorar quase todos os trilhos que nos conduzem a cada uma das "folhas" de todos os 60 Poetas, cada um com o seu recanto, com pelo menos uma escultura.

Começaremos pelos 20 Poetas do século XX, e aqui a dificuldade é não deixar nenhum poeta para trás... pois o percurso, a certa altura, é quase labiríntico.

Quando entrarmos na Fase 2, o percurso começa a descer e iremos encontrar os 10 Poetas da Lusofonia. Um pouco mais à frente passaremos pelo Anfiteatro Almeida Garrett e regressaremos à Alameda dos Poetas, onde teremos os Poetas do Barroco (Séc. XVIII).

Já na Fase 3, entraremos na zona dos Trovadores (Séc. XII) e dos Poetas da Renascença (Séc XVII). Ao longo desta secção seremos acompanhados por um pequeno riacho, que alimenta o lago onde se encontram umas das fontes cibernéticas e o pequeno passadiço, que nos conduz à Ilha dos Amores e à Gruta de Camões.

A partir daqui regressaremos no sentido contrário. Faremos uma subida muito gradual, passando pelo caminho, por mais alguns poetas.

De volta à Fase 2, iremos fazer um percurso diferente do que fizemos na descida, evitando, assim, subir todos os degraus que tivemos de descer, e iremos passar por 10 dos Poetas do Romântico (Séc. XIX), num cenário de rara beleza.

De regresso ao ponto mais alto do nosso percurso, passaremos pelo Templo da Poesia, pelo Labirinto e pelo Obelisco do Templo.

Depois de mais uma passagem por uma das pontes pedonais, regressaremos, novamente, à Fase 1 onde faremos também um percurso diferente, passando por mais um grande lago, também em forma de folha, que delimita o grande Anfiteatro do Parque dos Poetas.

A parte final será feita num moderno passadiço que, pouco depois, nos conduzirá ao nosso ponto de partida.

Requisitos:

– Trazer Roupa e calçado confortável para caminhar e apropriado às condições atmosféricas
– Boné ou chapéu
– Água (1 l)

Observações: O valor inclui: guia no terreno e Seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.

    Dados necessários para o seguro: Quando da primeira inscrição de membros ou de convidados de membros deverá sempre indicar o primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telemóvel - no formulário de inscrição ou, em alternativa, enviar esses dados para caminhadas @transicoes.pt. A inscrição só será válida com os dados do seguro.

    Prestador/ Animador : Go Trekking Portugal

    A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
    Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
    Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.

    Fotografias: