Caminhada pela Serra de Montejunto

20-06-2026

● Responsável:  Leonor Rocha

Prestador/ Animador: Rodrigo Nascimento/Go Trekking Portugal

Local realização: Serra de Montejunto

Data realização: 20/06/2026

Duração: 4 horas – início às 10h00. No ponto de encontro às 9h45: Parque de estacionamento junto ao Parque de Campismo Rural da Serra de Montejunto e à Real Fábrica do Gelo.
Coordenadas GPS: 39°10'46.8"N 9°03'00.5"W

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo de 10; Máximo de 20 participantes

Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking, no início da caminhada

Objetivo geral: Este percurso levar-nos-á a alguns dos pontos mais altos da Serra de Montejunto e alcançaremos uma altitude máxima de cerca de 660 m. Durante toda a caminhada estaremos sempre acima dos 500 m, o que nos proporcionará vistas panorâmicas sobre todas as serras, vales e paisagens envolventes. Para além de vários miradouros naturais, como o Posto de Vigia de Montejunto, e da vegetação exuberante nalgumas secções, destaca-se o interesse histórico em locais como a Capela de Nª. Srª. das Neves, as ruínas do Convento dos Dominicanos, a Ermida de São João Baptista, o local mais alto da nossa caminhada e a Real Fábrica de Gelo.

Objetivo específico: Caminhada de cerca de 7 Km, com grau de dificuldade 2+ - Moderada/ Desafiante e com um desnível de cerca de 240 m.

Nota: A classificação de 2+ resulta essencialmente de uma subida com cerca de 140 m e de algumas secções com piso mais irregular.

Descrição da Atividade: Quando dermos início a este percurso, estaremos já acima de uma cota de 520 m e, rapidamente, seremos rodeados por uma densa floresta, com muitas árvores de grande porte. Nesta zona iremos usar boa parte do Trilho da Quinta da Serra, que nos irá conduzir a um dos locais com melhores vistas da Serra de Montejunto, a Torre de Vigia de Montejunto, localizada na Penha do Meio Dia. Deste afloramento rochoso, bastante escarpado de um dos lados, em dias com boa visibilidade, é possível avistar-se as Caldas da Rainha e parte da faixa costeira. Percebe-se ainda Peniche e o farol do Cabo Carvoeiro, mais para norte, a vista poderá chegar até à Nazaré e, com boas condições, pode-se ainda vislumbrar-se o farol da Berlenga, situado a quase 50 km de distância.

Daqui, seguiremos para Sul, em direção ao ponto mais alto do nosso percurso, pelo que, um pouco mais à frente, teremos uma subida, com um desnível de 140 m, na qual iremos percorrer algumas secções da antiga Calçada dos Frades. Quase no topo encontraremos as belas ruínas do Convento dos Dominicanos do Séc XIII, que poderemos explorar por dentro, admirando os seus diversos arcos, janelas e portadas que se abrem para o exterior. Mesmo ao lado, iremos contornar o Santuário e Capela de Nª. Srª. das Neves, local de romarias desde os tempos medievais.

No fim da subida alcancaremos a Ermida de São João Baptista e as ruínas de um mosteiro, que nunca chegou a ser concluído. Este é um local naturalmente ventoso, mas com paisagens espetaculares, que nos rodeiam a 360 graus, e de onde também se avistam as grandes antenas e as instalações do Radar Nº 3, localizadas no ponto mais alto da Serra de Montejunto a 666 m de altitude, apenas alguns metros mais do que o local onde nos encontraremos.

No regresso iremos passar novamente na Calçada dos Frades e alcançaremos um pequeno lago redondo que não é mais do que uma dolina, uma depressão natural.

Já no final, iremos percorrer um trilho bastante estreito, o Trilho da Fábrica, que contorna, primeiro, as instalações militares do Quartel da Estação de Radar e, depois, a Real Fábrica do Gelo. Do trilho poderemos observar perfeitamente várias das estruturas existentes neste local, como os muitos Tanques de Congelação e o Silo de Gelo, que serviam para a produção e armazenamento de Gelo, para uso principalmente da Família Real, da Corte e da Nobreza de Lisboa.

Requisitos:
– Trazer roupa e calçado confortável para caminhar e apropriado às condições atmosféricas
– Água (1l)
– Boné ou chapéu
– Bastões de Caminhada (Muito Recomendado)

Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.

Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone

Fotografias:

Prestador/ Animador:

A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão do seu fundador pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.

Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.

Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.