Caminhada - Cascatas de Fervença e do Mourão

● Responsável: Leonor Rocha
● Prestador/
Animador: Rodrigo Nascimento / Go Trekking Portugal
● Local realização: Cascata de Fervença e Aldeia de Maceira
● Data realização: 16/05/2026
● Nota Prévia: Esta caminhada, por questões logísticas e melhor aproveitamento dos locais de interesse, tem um primeiro ponto de encontro, para um curto percurso para irmos ver a Cascata de Fervença. Depois, teremos de fazer uma rápida ligação, nos carros, para chegarmos ao segundo ponto de encontro e aí sim, começarmos verdadeiramente a caminhada que nos levará até à Cascata de Mourão.
● Duração: 4 horas – início às 10:00 h.
No 1º Ponto de encontro às 9:45 h nas Coordenadas (1) : No terreno adjacente às instalações da Fresator. Após a rotunda do Pingo Doce, da Terrugem, sair logo na 1ª saída da via rápida (N9).
No 2º Ponto de encontro, Coordenadas (2), fica situado no estacionamento do Parque da Segateira, depois de atravessarmos a pequena aldeia de Maceira e junto ao Polidesportivo de Maceira.
● Coordenadas GPS (1): 38°50'36.7"N 9°21'03.5"W
● Coordenadas GPS (2): 38°52'01.2"N 9°18'40.4"W
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo de 10; Máximo de 20 participantes
● Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking, no início da caminhada
● Objetivo geral: Conhecer duas das mais bonitas cascatas na região de Sintra, a Cascata de Fervença e a Cascata do Mourão. Para além destas atrações iremos também passar pelo pequeno, mas muito interessante, Parque da Segueteira e pelo Campo de Lapiás da Pedra Furada.
● Objetivo específico: Caminhada de cerca de 8 Km, com grau de dificuldade 2 - Moderada e com um desnível de cerca de 120m.
Nota: A classificação 2 resulta essencialmente das dificuldades do terreno nos últimos metros de acesso às duas cascatas, onde a progressão não é fácil mas, com a entreajuda do grupo e com calma, ultrapassaremos esses obstáculos. De resto o percurso é fácil e sem grandes desníveis.
● Descrição da Atividade: Vamos começar a manhã com um curto percurso de algumas centenas de metros até avistarmos a bela Cascata de Fervença, que fica impressionante, depois de períodos de fortes chuvas. Daí regressaremos rapidamente até aos carros. Depois de cerca de 6/7Km estaremos no 2º ponto de encontro.
Assim que começarmos a andar entraremos no Parque da Segueteira, onde iremos passar por baixo de um bonito arco natural, em pedra, e que, num determinado ângulo, faz lembrar um animal. Qual será?
O percurso segue por estreitos trilhos, cruzaremos uma estrada e entraremos no espetacular Campo de Lapiás da Pedra Furada, onde veremos um grande conjunto de curiosas formações rochosas chamadas Lapiás, que existem aqui, e um pouco no Parque da Segueteira, e que resultam da ação da erosão. Para tornar o local ainda mais misterioso, andaremos por entre vegetação muito densa que se entrelaça nos próprios lapiás, parecendo que estamos num labirinto natural.
Já mais perto do fim da caminhada atravessaremos a aldeia de Anços e depois teremos a descida até à Cascata de Mourão que se encontra encaixada num profundo vale, completamente tomado pela vegetação. Para a alcançarmos teremos ainda de cruzar as ruínas de uma antiga azenha e passaremos por cima de grandes mós que, em tempos, moeram muito grão. Neste local, para além da cascata principal, veremos ainda mais duas pequenas cascatas que surgem a jusante, por entre estreitos trilhos. No regresso, teremos algumas secções do percurso a subir e iremos ainda cruzar a Ribeira de Mourão, alguns metros antes desta se precipitar na cascata. Um pouco mais à frente avistaremos a Aldeia de Maceira e chegaremos novamente ao ponto de partida.
● Requisitos:
– Trazer roupa e calçado confortável para caminhar e apropriado às condições atmosféricas
– Água (1l)
– Boné ou chapéu
– Bastões
de Caminhada (Recomendados)
● Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguros de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil.
O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.
● Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone.
● Fotografias:

● Prestador/ Animador (apresentação biográfica e uma fotografia):
A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão do seu fundador pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.
