10 Benefícios da caminhada

15-04-2021

Caminhar oferece inúmeros benefícios para a saúde independentemente da idade e condição física. Pode ajudar-nos a prevenir certas doenças e até prolongar a nossa vida. Caminhar é fácil de fazer e de encaixar na nossa rotina diária. Tudo o que precisamos para começar a andar é um par de sapatos confortáveis e resistentes. 

Conheça 10 benefícios de uma caminhada.

Teresa Gomes

1. Queima calorias

Andar pode ajudar-nos a queimar calorias. E queimar calorias pode ajudar-nos a manter ou a perder peso. A queima de calorias dependerá de vários fatores, incluindo:

  • velocidade de caminhada
  • distância percorrida
  • terreno (queimará mais calorias subindo uma colina do que numa superfície plana)
  • o seu peso

2. Fortalece o seu coração

Andar pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária em cerca de 19%. E pode reduzir ainda mais o risco, quando aumenta a duração ou distância que anda por dia.

3. Baixa o açúcar no sangue

Dar um pequeno passeio depois de comer pode ajudar a baixar o açúcar no sangue.

Está provado que uma caminhada de 15 minutos três vezes por dia (depois do pequeno-almoço, almoço e jantar) melhora os níveis de açúcar no sangue mais do que dar uma caminhada de 45 minutos noutra altura do dia.

4. Alivia a dor nas articulações

Andar pode ajudar a proteger as articulações, incluindo os joelhos e as ancas. Isso porque ajuda a lubrificar e fortalecer os músculos que suportam as articulações.

Andar também pode proporcionar benefícios para as pessoas que vivem com artrite, como reduzir a dor. E andar 5 a 10 km por semana também pode ajudar a prevenir a artrite.

5. Aumenta a função imunológica

Caminhar pode reduzir o risco de desenvolver uma constipação ou gripe.

Um estudo, com uma amostragem de 1000 adultos e realizado durante a época de gripe, evidenciou que aqueles que caminharam a um ritmo moderado durante 30 a 45 minutos por dia tinham menos 43% de dias de doença e menos infeções do trato respiratório superior em geral.

Os sintomas também diminuíram se adoeceram. Foi comparado com os adultos do estudo que eram sedentários.

6. Aumenta a sua energia

Dar um passeio quando estiver cansado pode proporcionar um aumento de energia mais eficaz do que tomar um café.

Andar aumenta o fluxo de oxigénio no corpo. Também pode aumentar os níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina, hormonas que ajudam a elevar os níveis de energia.

7. Melhora o seu humor

Andar pode ajudar a sua saúde mental. Estudos mostram que pode ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e um humor negativo. Também pode aumentar a autoestima e reduzir os sintomas de isolamento social.

Para experimentar estes benefícios, basta caminhar durante 30 minutos, com uma passada rápida, ou outro exercício de intensidade moderada, três dias por semana. Se não conseguir caminhar 30 minutos seguidos, experimente três caminhadas de 10 minutos.

8. Prolonga a sua vida

Andar a um ritmo mais rápido pode prolongar a sua vida. Estudos indicam que caminhar a um ritmo médio diminui em 20% o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Mas andar a um ritmo acelerado ou rápido (pelo menos 6 km/h) reduz o risco em 24%.

9. Tonifica as pernas

Andar fortalece os músculos das pernas. Para ganhar mais força, caminhe numa área montanhosa ou numa passadeira com inclinação. Inclua, se possível, períodos de corrida e exercícios de agachamentos.

E quando estiver a regressar a casa, suba escadas em vez de utilizar os elevadores.

10. Pensamento criativo

Andar a pé pode ajudar a libertar pensamentos e a potenciar a criatividade. Caminhar ao ar livre, em particular, com uma passada rápida ou mesmo moderada, proporciona bem-estar e liberta os fluxos de ideias gerando mais criatividade

Cuidados importantes durante a caminhada

É importante ter alguns cuidados durante a caminhada para que não aconteçam lesões ou situações que podem comprometer o bem-estar da pessoa, sendo recomendado:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 16h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras.