JULHO 2025 - ESPANHA.

Este ano fomos matar saudades do País Vasco, no Norte de Espanha.

Vivemos lá há 35 anos e queríamos reviver alguns locais. Ficámos hospedados em San Sebastião, uma cidade lindíssima com as suas praias, hotéis, ruas típicas, gastronomia fantástica.

A nostalgia levou-nos a este município do País Basco não tão conhecido, mas encantador e muito pitoresco.

Pasaia (em basco e oficialmente) ou Pasajes (em castelhano) é um município da Espanha, na província de Guipúscoa, no País Basco. Tem apenas 11 km² de área mas mostra toda a tipicidade duma vila basca nomeadamente:

• Casas bem típicas com suas janelas enfeitadas com bandeiras, varandas com flores e telhados inclinados.

• Ruas estreitas e com tuneis de passagem.

• Restaurantes típicos com suas tapas, pintos e comidas locais.

• Uma igreja com um barco suspenso do teto onde os navegadores rezavam antes de partirem.

• Cais de passagem entre margens e que transporta locais, turistas e peregrinos.

• Estaleiro de barcos.

• Local de passagem do Caminho de Santiago.

Pasajes forma um porto natural que tem sido historicamente importante para a navegação e comércio. Uma paisagem fantástica de saída deste porto para o Mar Cantábrico.

Vitor Hugo, o autor de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre-Dame, passou uma temporada em Passajes em 1843, e ficou tão impressionado com a beleza do lugar que escreveu sobre ela em sua obra Alpes e Pirenéus.

A casa onde ele se hospedou foi transformada na Casa Victor Hugo, um pequeno museu dedicado à sua passagem por Pasajes. A casa Vitor Hugo fica na parte de Pasai Donibane, o bairro mais antigo e pitoresco da vila. A vista da casa dá para o porto natural, que inspirou Hugo em suas descrições.

Hortense Correia
Julho de 2025