TRANSIÇÕES e REFLEXÕES

A crise gerada pela pandemia trouxe nuvens sobre o nosso horizonte de vida, fechou-nos, limitou-nos e toldou-nos a esperança. Mas temos que reagir, que lutar que descortinar novas oportunidades.

A "vida de reformado" é um conceito interessante. É algo que nenhum de nós compreende realmente até se reformar. Por mais que nos expliquem, nunca vamos entender bem até passarmos por isso. A verdade é que cada pessoa tem a sua experiência, ou seja, cada um segue o seu caminho na transição para a reforma.

Sou daqueles que acredita que o Futuro não se herda, constrói-se. Bem sei que o ponto de partida pode influenciar, mas não pode ser fator determinante. Todos conhecemos exemplos de enorme capacidade de resiliência e confiança, com superação de dificuldades económicas, sociais e familiares, que levam à construção de futuros absolutamente admiráveis...

Há coisas que sabemos, intuímos, achamos lógicas, mas não interiorizamos, no fundo, acabamos por não ter em consideração. Falamos muito do processo, e da importância da preparação da transição para a reforma, para cada um de nós, individualmente, como se estivéssemos no percurso sozinhos, mas a nossa "cara-metade", quer queira quer não, também...

Há uns anos atrás, ainda a trabalhar na Tetra Pak e numa reunião de trabalho ativa e enérgica, cheia de ideias inovadoras, daquelas que nos fazem sentir verdadeiramente felizes com o que fazemos, uma das colegas recebe um telefonema. Vimos a expressão dela mudar para surpresa, dor, aflição, e perguntámos o que se passava: "A minha mãe tem estado...

Transições

15-04-2021

A reforma pode representar para cada um de nós coisas muito diferentes. Esperamos é que seja a etapa da vida em que, finalmente, encontramos um outro EU.

Na vida profissional o tempo é curto! É curto para aquilo que mais gostamos, apesar dos nossos esforços em rentabilizá-lo, e, no entanto, é longo, demasiado longo para as tarefas por vezes pouco produtivas ou úteis que nos impõem e que temos de cumprir.

Se estiver a ler esta página, está provavelmente a pensar em candidatar-se a um papel de voluntário dentro de uma Organização. Existe uma série de organizações em todo o país que lhe oferecem formas cada vez mais diversificadas de doar o seu tempo e competências onde a ajuda é necessária.

Aos quarenta anos ninguém pensa na reforma - isso é coisa para velhos e de repente estamos lá ou lá perto e não nos sentimos velhos... nem somos.

Costuma dizer-se "o problema é que pensamos que temos tempo". A verdade é que todos nós temos a noção que as nossas vidas são limitadas temporalmente, mas ter a noção não é igual a interiorizar e esse é o aspeto principal para iniciarmos uma boa preparação para os próximos anos das nossas vidas.

O que têm contra a reforma? Implicância...No outro dia li um artigo, ou será que ouvi uma palestra, confesso que não me lembro, a informação é tanta... Conseguimos reter mas por vezes não sabemos onde a fomos buscar, que falava especificamente da palavra reforma.