Fotografar o Verão
O Verão é uma estação propicia para a fotografia. Não tanto pelas condições de luz que, por vezes, podem ser muito fortes (Sol), criando zonas muito claras e sombras fortes nas fotos, sobretudo nos retratos, mas é a estação mais escolhida para fazer férias, viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, soltar a imaginação.
E nada melhor para aguçar o nosso sentido criativo do que novos lugares, novos ambientes onde tudo nos desperta a atenção, logo a "pedir" uma foto.
E o verão, em termos fotográficos, traz-nos algumas vantagens que passo a detalhar. Além do que disse acima, o verão é sinónimo de bom tempo, luz, boa iluminação, sem preocupação de sermos apanhados no meio de uma chuvada (ainda que se faz grandes fotos com mau tempo), logo qualquer máquina (telemóvel) pode fazer grandes fotos sem termos o problema da luz ser fraca e as fotos ficarem tremidas.
Por outro lado, os dias de verão são "maiores", ou seja, temos mais horas de luz/sol para explorarmos paisagens que nos cativam. As também "Golden Hour" (fins de dia com pôr do Sol) são mais espetaculares, especialmente em zonas marítimas.
E mesmo as horas a seguir ao pôr do Sol, onde o céu não está totalmente escuro, ainda tem um coloração dourada ou mesmo azulada proporciona fotos muito bonitas.
Como vêm, o verão está aí mesmo a chamar para aumentarmos o nosso portfolio fotográfico, mas também tem alguns "inconvenientes" que, se os soubermos tornear, não nos vai impedir de fazer boas fotos.
Um desses inconvenientes é a possibilidade de apanharmos muita gente nos locais que queremos fotografar, especialmente se forem locais muito turísticos. O meu conselho para esta situação, é chegar bem cedo a esses locais pois a probabilidade de ter pouca gente é maior, além de que a luz logo de manhã é uma luz limpa, ou seja, não cria tanta "neblina" no horizonte devido ao calor.
Outro inconveniente do verão é a luz mais "dura" como referi no início, sobretudo para retratos. Para isso, o meu conselho é, quando se quer fazer um retrato, se procure uma zona de sombra para colocar o sujeito que se quer fotografar. Caso não seja possível, pelo menos tentar colocar a luz do Sol a incidir lateralmente no rosto. Esta escolha cria mais "volume" na feições e evita que a pessoa feche os olhos devido a ter um Sol de frente.
Espero que estes pequenos conselhos vos ajudem e estimulem a fazer mais fotos no verão, e para vos motivar, junto uma foto que fiz há mais de 15 anos, na Grécia, onde podem ver que um pôr de Sol também permite fazer boas fotos, não quando fotografamos diretamente para o pôr do Sol, mas para as nossas costas onde os últimos raios de Sol dão uma beleza dourada. Espero que gostem.
Jorge Gonçalves Silva, junho 2024.