As sugestões da Toca para Julho

10-07-2022

Uma vez mais a Toca (Ana Teresa Narciso), membro da Transições, partilha a enorme pesquisa que faz relativamente a exposições, espetáculos e outras atividades.  Há muito por onde escolher.

Exposições & Museus:

- #AzulCale: observe, fotografe e reflicta - A partir de 25 de Junho, desafiamo-lo a observar a peça Azul Cale exposta no Parque Nascente. Fotografe a peça e publique no seu Instagram com a hashtag #AzulCale, descrevendo o que esta representa para si.

- Sofia, no Elevador de Santa Justa - Uma máquina de lavar roupa cor-de-rosa no telhado de um prédio abandonado em Setúbal. Foi a primeira aparição de uma obra de Superlinox no espaço público, corria o ano de 2020. Desde então, o incógnito artista setubalense, que dá pelo nome de Superlinox, já colocou dezenas de esculturas nas ruas das cidades, na sua maioria em Setúbal, a sua terra-mãe. Mas em Lisboa já foram achadas 19 esculturas de Superlinox.

3D Fun Art Museum - Abriu em junho e tem cerca de 40 cenários diferentes, desde imagens em 3D a ilusões de ótica. Neste espaço único, que atrai pessoas de todas as idades, os visitantes podem personificar o médico de Van Gogh, voar na asa de um avião sobre Lisboa ou até ter um dinossauro como animal de estimação.

- Obrigada pela sua visita - Até 4 de Agosto. No início, passa-se um tempo real. Uma mulher entra num jardim que transborda de cor. Não tem memória, apenas uma intensa curiosidade. Aproxima-se do homem. Ele não mostra curiosidade. Está parado em frente a uma árvore. Dentro da árvore há uma palavra que se transforma num nome. Ele recebe o nome do todas as coisas vivas. Em sintonia com o presente, não tem ambições nem sonhos.

- Gente de Palavras - Será inaugurada no dia 13 de julho, no Templo da Poesia, ficando patente ao público até ao dia 3 de setembro, com entrada gratuita. Trata-se de uma exposição com quadros caligrafados de Poetas Lusófonos, criados por Daniel Dias.

- Primeira Pedra 2016 I 2022 - Apresenta 74 obras originais em pedra portuguesa desenhadas por 36 autores de 15 países, feitas pela indústria e artesãos nacionais. Os trabalhos expostos são o resultado de uma dinâmica apaixonante entre criadores e entre as múltiplas pessoas e empresas que os produziram. Em cada um deles uma perspectiva diferente de olhar para um material milenar, a pedra. Até 25 de Setembro, no Museu dos Coches.

Jogos Cruzados - Até 25 de Setembro, no MNAA. Com base numa das maiores coleções privadas do mundo de tabuleiros de jogos, esta exposição aborda a migração e troca de jogos entre Oriente e Ocidente, debruçando-se sobre este tipo de produção asiática para o mercado europeu, levada a cabo a partir do século XVI até meados do século XIX, bem como acerca da presença de jogos ocidentais na Ásia. Deste modo, "Jogos Cruzados. Viagens entre Oriente e Ocidente" é uma oportunidade única para compreender como os jogos passaram a constituir um espelho da História Mundial, mas, também, um reflexo das relações estabelecidas entre a Europa e o Oriente a partir de quinhentos.

- Hápax - Até 30 de Outubro, na Culturgest. É a mais extensa apresentação do trabalho de Mattia Denisse (Blois, França, 1967) até à data. Distribuídos por sete núcleos, os desenhos e as serigrafias reunidas na exposição permitem conhecer os grandes eixos de produção que o artista desenvolveu nos últimos quinze anos e através dos quais se desvenda um universo tão singular na sua identidade quanto múltiplo nos seus interesses.

- CAM em Movimento - É uma programação fora de portas que envolve mostras com obras da Coleção e intervenções site-specific de artistas convidados. A programação será lançada em diferentes fases e conta com várias surpresas, desde intervenções em comboios até projetos criados de raiz para contentores marítimos instalados em diferentes locais da cidade.

- Entrada gratuita nos museus, monumentos e palácios da DGPC reduzida para domingos de manhã - A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou na passada sexta-feira que a gratuitidade de acesso aos museus, monumentos e palácios sob a sua tutela volta a estar reduzida aos domingos e feriados até às 14.00.

Festivais de Verão (resumo):

- Out Jazz 2022 - Até Setembro, em jardins do município de Oeiras. A entrada é gratuita.

- Festival Jardins do Marquês 2022 -> Oeiras - Julho
- EDP CoolJazz 2022 -> Cascais - Julho
- Woodrock Festival 2022 -> Figueira da Foz - De 21 a 23 de Julho
- FMM Sines -> Porto Covo e Sines - De 22 a 30 de Julho
- Laurus Nobilis Music -> Famalicão - De 21 a 23 de Julho
- Boom Festival -> Idanha-a-Nova - De 22 a 29 de Julho
- Rodellus 2022 -> Braga - Dias 29 e 30 de Julho
- Vagos Metal Fest -> Vagos - De 28 a 30 de Julho
- Dancefloor -> Braga - Dias 29 e 30 de Julho
- Jazz em Agosto 2022 -> Gulbenkian - De 30 de Julho a 7 de Agosto

Espetáculos & Eventos:

- Jazz no Parque 2022 - Em Serralves, nos três primeiros sábados de Julho. A 9 de Julho, às 18h, sobe ao palco a norueguesa Mette Rasmussen "celebrada como uma das mais vibrantes e incendiárias improvisadoras europeias" e que tem uma nova banda, Trio North.

- Festival Internacional de Piano de Oeiras - Está de volta com espetáculos gratuitos. Conte com concertos de música clássica todos os domingos, de 26 de junho a 31 de julho. Há também masterclasses e workshops. A 5.ª edição do evento conta com a participação de seis reputados pianistas nacionais e estrangeiros, que promovem a realização de inúmeros recitais ao longo do próximo mês. O primeiro acontece já este domingo, dia 26 de junho, com Teresa da Palma Pereira, às 21 horas. O local é sempre o mesmo: Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

- 30ª Edição do Festival Sete Sois Sete Luas - Realiza-se de 26 de junho a 4 de setembro na Fábrica da Pólvora de Barcarena e Parque dos Poetas, em Oeiras.

Óperas na Rua - Arranca a 1 de Julho. Com entrada livre, os concertos acontecem sempre às sextas-feiras, pelas 21.00, em vários pontos do concelho de Sintra. O primeiro terá lugar no Parque Urbano de Casal de Cambra. Até ao fim de Julho.

- AgitÁgueda - Entre 2 de 24 de Julho, qualquer dia é bom para andar pelas ruas de Águeda, de olhos postos num céu enfeitado por milhares de chapéus-de-chuva coloridos. A instalação artística The Umbrella Sky é, há dez anos, emblemática do AgitÁgueda. Mas não é a única à espera de visita: o festival está aberto a intervenções artísticas que podem ir dos bancos de jardim às empenas dos edifícios, passando por video mapping.

EA LIVE ÉVORA - Está de volta à Adega Cartuxa nos dias 21, 22 e 23 de julho, com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, António Zambujo e Deixem o Pimba em Paz, com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo. Esta experiência começa com o pôr de sol, no ambiente idílico e histórico das vinhas da Adega Cartuxa e prolonga-se pela noite amena do verão alentejano. Uma experiência única.

- Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous - O evento irá decorrer entre 18 e 23 de julho nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

- Orquestra Estágio Gulbenkian - Dia 29 de Julho, no Grande Auditório. Neste concerto, de entrada gratuita, sob a direção de Joana Carneiro, jovens instrumentistas sobem ao palco do Grande Auditório para interpretar as obras que prepararam durante o Estágio Gulbenkian para Orquestra: as suites Le Tombeau de Couperin, de Maurice Ravel, e Pulcinella, de Igor Stravinsky, e ainda a obra O que será do rio without John Cage, do compositor Nuno da Rocha.

- Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) - Companhia Nacional de Bailado, Paolo Pandolfo, Gidon Kremer, Shai Maestro e Orquestra XXI são alguns nomes em destaque na 44.ª edição, que começa esta sexta-feira e vai até 30 de Julho.

- Festival Matosinhos em Jazz - Decorre no Jardim Basílio Teles, onde também vai encontrar uma exposição com peças de Clara Não e outros artistas. Estas sessões são gratuitas. Vai decorrer durante quase todos os fins de semana, de 9 a 30 de Julho.

- Rock in Rio Humanorama - Está de volta para debater temas actuais da sociedade e explorar diferentes aspectos do ser humano, bem como as mudanças que devem de ser feitas em busca de um mundo melhor. O festival, que é totalmente digital, gratuito e inclusivo, vai realizar-se entre os dias 28 e 31 de Julho.

- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos - No Teatro Politeama. Considerado "um dos melhores espetáculos de sempre de Filipe La Féria, diferente, provocante e inovador"... Inspirado no célebre filme de Pedro Almodóvar, com músicas de um dos maiores compositores da Broadway, David Yazbek, e texto de Jeffrey Lane, "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" é uma pedrada no charco no Teatro Português.

- Parque Mayer comemora centenário - Entre a programação, que ocupa todo o mês de Julho, estão os concertos de Sara Correia e The Black Mamba com Adelaide Ferreira, no Capitólio. As actividades são gratuitas e arrancaram dia 1 de Julho.

- Festival dos Canais - Tal como nos anos anteriores, a edição de 2022 voltará a distribuir-se por duas etapas, a acontecer nos dias 14 a 17 e 22 a 24 de julho. Música, teatro, dança, novo circo, artes visuais, atividades para crianças e diversas outras áreas artísticas estarão representadas no evento organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, com artistas nacionais e internacionais, podendo-se contar com diversas estreias. A entrada é sempre gratuita.

- Festival ao Largo - Comemora os 200 anos da independência do Brasil
Há bailados e concertos para ver e ouvir, no Largo de São Carlos, entre 15 e 30 de Julho. A Companhia Nacional de Bailado actua no espectáculo de abertura.

- IRON MAIDEN - Anunciaram o reagendamento da digressão internacional "Legacy of the Beast", passando o concerto em Portugal, no Estádio Nacional, em Oeiras, a realizar-se no dia 31 de julho de 2022. Os convidados especiais Within Temptation e a banda de suporte Airbourne estão confirmados nesta nova data.

- Feira de Sant'Iago - Em Setúbal. Está de volta às Manteigadas, de 29 de julho a 7 de agosto. Além das várias bancas e dos carrosséis que atraem os mais jovens, a música é um dos pontos fortes do evento, tendo já passado pelo recinto vários nomes conceituados da música portuguesa.

- Brunch Electronik - Regressa à Lagoa Branca na Tapada da Ajuda, em Lisboa, entre 17 de julho e 18 de setembro. Entre os convidados estão Fisher, Paco Osuna e Laurent Garnier, num cartaz onde não falta música eletrónica e batidas eletrizantes. O evento volta então a animar as tardes de domingo, começando pelas 14 horas e terminando pelas 22 horas.

- Cinema ao Ar Livre - A Fábrica da Pólvora, em Barcarena é, mais uma vez, o cenário escolhido para receber todos aqueles que querem viver esta experiência. Há sessões todos os sábados, de 2 de julho a 3 de setembro, com início às 21h30. Há filmes para todos os gostos, desde comédia, a aventura, ação, animação, drama, musical e crime.

- Encontros Sonoros Atlânticos - Regressam de 19 de julho a 17 de setembro, com seis concertos nos Açores e Portugal Continental. No programa está uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes.

- Noites de Verão regressam a Lisboa - Começou a 5 de Julho, na Galeria Zé dos Bois, com uma instalação criada por Bjørn Torkse e DJ Nigga Fox, e termina a 3 de Setembro, no Goethe Institut, com Alex von Schlippenbach. Pelo meio, descobrimos a Tanzânia de Jay Mitta, chocamos de frente com o americano Pink Siifu, reencontramos a lenda cabo-verdiana Paulino Vieira, viajamos no Palácio Pimenta com a Jovem Guarda Ambiental.

Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia - No dia 31 de julho, as praias do concelho de Grândola esperam cerca de 600 atletas de diversas nacionalidades, que irão competir nos 43 km da Ultra Maratona Atlântica Melides Tróia e nos 15 km da Corrida Atlântica Comporta Tróia. Milhares de veraneantes estarão no extenso areal, entre a Praia de Melides e Tróia, a assistirem à passagem de todos os atletas, contribuindo com palavras de incentivo e ânimo à progressão de todos os participantes.

- Clérigos by Night - Torre dos Clérigos (Porto). Até 16 de outubro, das 19h às 23h. Para perder o medo das alturas e do escuro: a Irmandade dos Clérigos promove mais uma edição da iniciativa Clérigos by Night que permite ao público subir o ex-líbris do património arquitetónico portuense, assinado pelo italiano Nicolau Nasoni, durante a noite. São 225 degraus, 75 metros de altura e uma perspetiva 360 graus sobre o Douro e as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Todos os dias, quando o sino da igreja dos Clérigos bater as 16h, ouve-se o Hino da Alegria, de Beethoven, e às 18h, pode ver-se um espetáculo de vídeo mapping, batizado de "Spritius", criado pelo ateliê portuense O Cubo exclusivamente para a ocasião. As subidas à torre mais emblemática da cidade fazem-se em grupos até 35 pessoas, espaçados a cada 30 minutos.

Fit Sénior - É um programa comunitário de promoção da prática de exercício físico destinado a munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, em toda a área geográfica do concelho de Oeiras. Ginástica de manutenção, step adaptado, treino de força, postura e alongamento, chi kung, yoga sénior e hidroginástica são alguns dos exercícios que poderá encontrar.